top of page
  • É a Personale, de mãos dadas com a saúde física

Qual é o Horário Ideal Para Praticar Atividades Físicas?

Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor horário para praticar atividades físicas. Alguns praticantes dizem que o horário da manhã é o melhor período, porque assim o corpo recebe completamente os benefícios dos exercícios. O organismo fabrica hormônios estimulantes para promover mais energia durante a atividade física, deixando o corpo mais preparado para o resto do dia. Apesar disso, o melhor horário para treinar é aquele em que a pessoa está mais disposta. A melhor forma para descobrir a hora ideal do dia é experimentando todas as alternativas: manhã, tarde e noite. Veja os prós e contras de cada parte do dia e escolha o seu:

Manhã: Ao acordar, o corpo precisa de nutrientes e vitaminas para manter as funções vitais em bom funcionamento. Para treinar logo cedo, o mais aconselhado é ingerir um café da manhã completo e nutritivo: pães integrais, leite, frutas e cereais. Alongue-se bem para evitar lesões e “acordar” todos os membros e ligamentos do corpo. Não se esqueça de aquecer com uma caminhada ou corrida leve antes de começar qualquer esforço físico intenso.


Tarde: Praticar exercícios ao ar livre no período da tarde pode ser perigoso por causa do sol e calor muito forte. Evite correr por várias horas ao ar livre entre duas e quatro da tarde. Para quem pratica exercícios em academia, a tarde é uma boa opção pois o corpo encontra-se equilibrado em nutrientes no meio do dia. Considere esperar que a digestão ocorra, dentro de uma hora mais ou menos, para poder praticar as atividades físicas.


Noite: Muitas pessoas são adeptas dos exercícios físicos à noite por causa da falta de tempo durante o dia. O que deve ser observado nesse período é a alimentação e o descanso pós-treino: algumas pessoas sofrem de insônia após a prática de atividade física perto da hora de dormir. O corpo recebe adrenalina durante o exercício, evitando o desaceleramento do metabolismo. Procure relaxar após o treino, tomando um banho morno e ingerindo alimentos leves como sopas e caldos.

Apesar do horário escolhido, procure ingerir muita água e respirar corretamente durante os exercícios.

FONTE: Portal educacaofisica.com.br - Matéria publicada no site Blasting News

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page