top of page
  • Rodrigo Stuani - CREFRS 012969G

A Importância da Avaliação Postural

Segundo Palmer & Apler (2000), a postura correta consiste no alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas que minimizem o estresse e as sobrecargas sofridas aos sistemas articulares de apoio pelos efeitos da gravidade e desequilíbrios de forças musculares.



Baseado nisto, pode-se concluir que cada indivíduo possui características posturais próprias, que por sua vez podem ser influenciadas por alterações genéticas ou adquiridas ao longo da vida, como por exemplo, má postura durante rotinas diárias, a obesidade, os desequilíbrios musculares, a falta de orientação ao realizar exercícios físicos, e doenças psicossomáticas. Desta forma, podemos dizer que é necessário uma harmonia de todo o sistema neuromusculoesquelético para uma melhor postura.


As alterações das posturas estática ou dinâmica, muitas vezes, resulta em desconfortos, dores e incapacidades funcionais. A correção das condições das influências e da implementação de um programa de medidas físico-educacionais, requer uma compreensão da mecânica do corpo e sua resposta às sobrecargas e tensões expostas a ele.


Preocupada com isso, a Personale Premium Fitness utiliza a avaliação postural como forma de mensurar e analisar estes desequilíbrios para assim poder prescrever ao aluno, de forma única, a melhor condição para seu treinamento, promovendo a prevenção e tratamento de muitos males causados, inicialmente, pela má postura diária, ausência de controle motor e até mesmo pela falta de informação.

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page