top of page
  • É a Personale, de mãos dadas com a saúde

Pesquisa Aponta Que 45% Das Crianças Estão Com Excesso de Peso


Pesquisa sobre o sedentarismo das crianças foi realizada em 12 países, incluindo o Brasil. Crianças responderam questionários sobre o estilo de vida. Yris tem 13 anos e também é um exemplo. “Eu comecei com dez anos, aí eu até consigo acompanhar a evolução das meninas, mas, se eu tivesse começado bem cedinho, eu já estaria bem mais adiantada! Bem mais, bem mais”, contou Yris. Pena que ela seja uma das poucas crianças ativas do Brasil. Até chegar ao treino, muita caminhada. “É, 40 minutos andando, elas sobem e descem a pé”, disse a mãe de Yris, Vanessa Toneli.


“As crianças brasileiras, somente 44% delas estão cumprindo a recomendação da atividade física; 45% das crianças brasileiras estão com excesso de peso ou obesidade”, apontou Gerson Luis Ferrari, pesquisador CELAFISCS.

Gerson foi o responsável por uma pesquisa sobre o sedentarismo das crianças em 12 países – incluindo o Brasil. “As crianças responderam questionários referentes ao estilo de vida delas, o que que elas comem na escola, o que que elas comem fora da escola, o que elas jantam, isso tanto no final de semana, quanto no dia de semana”, conta Gerson. A Yris participou da pesquisa no ano passado. Ao todo, foram avaliadas 812 crianças na cidade de São Caetano do Sul, a idade variava de 9 a 11 anos.


Globo Repórter: O que acontece aqui? Gerson: Esta daqui é uma balança que a gente mede tanto o peso da criança como a quantidade de gordura corporal. Este é um equipamento moderno e internacional que a gente utilizou na pesquisa juntamente com os outros países. Este aqui é um equipamento chamado acelerômetro – ele é utilizado para utilizar a prática de atividade física e o comportamento das crianças em relação sedentarismo. Então ele mede quanto tempo a criança faz atividade física leve, quanto tempo a criança faz atividade física moderada e quanto tempo a criança faz atividade física moderada ou vigorosa. Nós utilizamos este equipamento nas crianças aqui do Brasil e nos outros países durante dez dias, então as crianças utilizam este equipamento durante 24 horas por dia, com exceção no tempo de sono!

Globo Repórter: Você aprendeu a administrar seu tempo, né? Yris: É…

Vanessa, mãe da Yris: Verdade! Ela é bem organizada… Yris: Ginástica rítmica e dança afro… E faço aula de violão também! Vanessa: E estuda! Estuda e me ajuda também em casa… O que eu admiro bastante nela. Às vezes eu falo assim ‘Ah Yris, não vai não na dança’, porque é tão longe, lá no Butantã… A ginástica ela não pode faltar, porque acaba perdendo a vaga.


Uma hora de exercício físico diário para crianças! Gérson Ferreira: A recomendação é que as crianças devam fazer pelo menos sessenta minutos de atividade física de moderada a vigorosa por dia. Globo Repórter: Qual é o conselho que o senhor daria aos pais? Gérson Ferreira: Os pais precisam auxiliar e também fazer a prática da atividade física juntamente com as crianças! Se os pais puderem colocar um limite de tempo “tela” por dia, já auxilia a diminuir o risco de obesidade e até aumentar a prática da atividade física das crianças. Globo Repórter: Tem que tirar o computador do quarto? Gérson Ferreira: A recomendação é excluir o computador do quarto. Globo Repórter: Não é fácil? Gérson Ferreira: Não é fácil, tem que convencer as crianças! E os adultos também precisam se convencer de uma vez por todas: nunca é tarde para começar.

Matéria publicada no site Globo.com - Por: educacaofisica.com.br

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page