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Você sabe o que é "periodização do treinamento" e por que ela deve ser adotada na prática do Exercício Físico?

Ao longo de milhares de anos, o corpo humano vem sofrendo adaptações devido aos estímulos recebidos pelo ambiente em que é inserido. Com o exercício físico não é diferente. O conjunto de sistemas que compõe nosso corpo se adapta perante os estímulos impostos, seja nos esportes de alto rendimento ou exercícios físicos que almejam uma melhora na capacidade funcional do corpo. A periodização do treinamento é uma forma de organizar e planejar os estímulos fornecidos pelo treinamento físico perante as necessidades de cada indivíduo, e com isso evitar a estagnação das respostas sistêmicas ou excesso de treinamento.
 
É comum nos depararmos com situações onde o treino acaba sendo modificado com o simples intuito de mudança pelo aluno, como por exemplo, solicitar ao instrutor da academia para simplesmente “trocar” o treino por já se completar três meses realizando o mesmo. Ou seja, não se tem um objetivo traçado por parte do profissional capacitado e simplesmente se seguem parâmetros gerais de treinamento, muitas vezes instituídos pela sociedade limitada à mídia da “boa saúde”.

 

O importante é saber como cada estímulo, seja ele neuromuscular ou aeróbio, será interpretado pelo organismo para que a partir deste momento o profissional possa determinar o que deverá ser realizado para atingir seus objetivos. Na Personale Premium Fitness, onde a exigência da individualidade de cada aluno é indispensável, a incorporação do exercício físico não pode ser vista de outra forma se não por uma prescrição individualizada no treinamento neuromuscular, cardiorrespiratório e de flexibilidade. Assim, a periodização de todo treinamento é uma importante ferramenta que auxilia nosso trabalho, pois direciona cada sessão de treino para o objetivo do aluno baseado no cuidado criterioso do profissional habilitado.

 

Na periodização do treinamento utiliza-se períodos denominados de ciclos pré estabelecidos para se produzir os estímulos fisiológicos que irão sinalizar os sistemas celulares do corpo para uma futura melhora funcional. Nestes ciclos trabalhamos com metas de rendimento físico e/ou métodos de treinamento, onde ambos sempre deverão estar enquadrados nos princípios do treinamento desportivo. Destes princípios podemos citar o princípio da individualidade biológica, o princípio da adaptação, o princípio da sobrecarga, o princípio da continuidade, o princípio da interdependência volume-intensidade, o princípio da especificidade, o princípio da variabilidade, e o princípio da saúde.
           
A individualidade biológica explica que existe diferença morfológica entre indivíduos da mesma espécie, ou seja, cada ser humano possui uma estrutura bioquímica, física e psíquica própria, e assim o treinamento individual tem melhores resultados. Outra característica importante deste princípio são as questões de genótipo e fenótipo. O genótipo é o responsável pelo potencial genético do indivíduo e se incluem fatores como composição corporal, biotipo, altura, força máxima possível e também a morfologia e quantidade de cada tipo de fibra muscular, entre outros. Já o fenótipo é responsável pelo potencial de desenvolvimento das capacidades envolvidas no genótipo.
           
O principio da adaptação, como já mencionado, faz parte de nossa evolução. Esta adaptação é uma reorganização orgânica e funcional do organismo frente aos estímulos impostos a ele de forma biológica como respostas celulares a alterações químicas do próprio corpo, ou de forma ambiental, como as respostas celulares aos estímulos proporcionados pelo exercício físico.
           
Logo após a aplicação de uma sessão de treino, há uma recuperação do organismo para restabelecer o equilíbrio funcional. Este tempo de recuperação é muito importante para que a aplicação progressiva do princípio da sobrecarga não sobrecarregue o sistema biológico. Aqui o acompanhamento profissional se faz importante, pois existe a necessidade de perceber como o organismo do aluno responde aos estímulos empregados.
           
A aplicação sistemática das sessões de treino ao longo dos anos irá proporcionar as condições para o aprimoramento funcional do corpo, e assim, o princípio da continuidade está intimamente ligado ao da adaptação.
           
As melhoras das capacidades físicas ocorrerão perante o aumento da sobrecarga do treinamento. No princípio da interdependência volume-intensidade, o aumento dos estímulos de uma dessas duas variáveis é acompanhado da diminuição da aplicação da outra durante aquela fase de treinamento.
           
No planejamento de qualquer programa de treinamento, é vital o aperfeiçoamento da execução de todos os movimentos corporais como forma de adquirir uma melhor capacidade neuromuscular. No princípio da especificidade, além do aprimoramento citado e o direcionamento específico dos grupos musculares a ser desenvolvido, os sistemas energéticos e valências físicas pertinentes se fazem importantes para obtenção de melhores resultados.
           
A ideia de um treinamento, o mais completo possível para o indivíduo, é fundamentada pelo principio da variabilidade. Para isso, quanto maior for a diversidade de estímulos direcionados ao objetivo do programa, melhores serão os resultados alcançados.
           
Como estamos falando sobre o exercício físico, o princípio da saúde está totalmente voltado ao próprio objetivo maior de um exercício físico, que é a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física, como a aptidão cardiorrespiratória, a composição corporal e a aptidão músculo-esquelética. A prática de qualquer exercício físico tem de estar atrelado à melhora da saúde e não apenas a componentes estéticos. Desta forma, é muito importante o entendimento por parte do aluno sobre os verdadeiros motivos da sua realização. Esta consciência de entender pelo qual está se submetendo a um treinamento e os benefícios que o tipo de treinamento irá proporcionar, fará com que o aluno realize os exercícios propostos com mais eficiência, ficando mais próximo de seus objetivos. Pessoas que fazem uso de “atalhos” para alcançar resultados rápidos, acabam por burlar estes importantes princípios.
           
A relação entre todos os princípios é muito importante para que a prática do exercício físico seja segura e objetiva em relação aos resultados esperados. O treinamento físico é um processo complexo que depende de diversos fatores que vão do entendimento das respostas sistêmicas do nosso corpo perante o exercício até a sensibilidade do profissional que esta à frente da prescrição do treinamento.
               
Baseado nesta importância, e levando em consideração que todos estes cuidados devem se estender aos alunos, que a Personale Premium Fitness dispõe de profissionais habilitados e principalmente: CAPACITADOS a repassar todas as qualidades acima descritas.

 

 

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