top of page
  • É a Personale de mãos dadas com a saúde

Dor nas costas afeta 36% da população brasileira

Um estudo divulgado em 2010 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que a dorsalgia, que é a denominação dada para dor na região torácica, afeta 36% dos brasileiros de forma crônica.

Ficar sentado o dia todo e inclinado em direção à tela do computador é uma as principais causas de dor nas costas.


O fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) Giuliano Martins, comenta que todo e qualquer posto de trabalho deve estar adaptado ao biótipo do trabalhador. “O fato de ficar sentado o dia todo, pode gerar grande sobrecarga na coluna lombar e com o passar do tempo às dores podem aparecer como lesões”, afirma.

Ele diz ainda que o fato de ficar inclinado em direção à tela do computador pode gerar dor, como um aumento da curvatura torácica, além de retificação da curvatura cervical (pescoço) e lesões do tipo artroses, osteófitos (bicos de papagaio) e degenerações discais.

Para isso, o fisioterapeuta conta que a melhor postura para estas situações é alinhar a parte superior do monitor, aos olhos do operador. As cadeiras devem ser confortáveis, ter apoio para os braços e regulagem de altura. Outra dica é levantar a cada 60 ou 90 minutos, para assim evitar uma sobrecarga lombar e futuramente dores e lesões.

Tratamento: “Toda dor tem uma origem e uma causa. Elas sempre devem ser diagnosticadas. Algumas devem ser tratadas com fisioterapia, com manipulação vertebral, com fortalecimento específico ou exercícios”, diz Martins. Ele completa que existem exercícios que podem agravar a situação, como um alongamento de musculatura de membros inferiores, para quem tem dor ciática nas pernas. Por isso é preciso ter cuidado com os exercícios.

Procure sempre um educador físico especialista.

Por: educacaofisica.com.br - Matéria publicada no site Revide

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page