As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.

Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

É a Personale, de mãos dadas com a saúde física, informando você! 

© 2015 | Personale Premium Fitness - Um novo conceito em academia.

Você sabe o que é hipertrofia?

Exercício físico consiste em todas as formas sistematizadas de atividade física. Embora a atividade física que ocorre na vida diária, no trabalho, na locomoção, no esporte e no lazer induza a efeitos benéficos no organismo, quando se deseja estimular funções específicas, os exercícios são utilizados pela maior eficiência e segurança. Os exercícios, em geral, podem ser selecionados em função dos objetivos pretendidos, seja em saúde ou em aptidão física, e podem ser adaptados para as condições individuais (SANTAREM, 2012).

 

Exercícios físicos, em geral, visam melhora da aptidão física, a qual é definida como a capacidade de realizar esforços. Costuma-se chamar de “condicionamento físico” o processo de estimular as qualidades de aptidão. Quando esse processo é aplicado visando o desempenho máximo é mais utilizado o termo “treinamento” (SANTAREM, 2012).


Para que um programa de exercícios físicos seja eficiente visando melhoria constante e eficaz da aptidão física, deve-se levar em conta o objetivo que se deseja atingir. Tal afirmação é corroborada por um dos princípios do treinamento esportivo chamado princípio da especificidade, o qual impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados (DANTAS, 1995). Logo, se há o objetivo de melhora no condicionamento cardiorrespiratório, por exemplo, atividades como corrida e natação devem ser praticadas, e se há o objetivo de melhora no desempenho neuromuscular, atividades como ginástica localizada e musculação são as que devem ser praticadas.


Conforme dito anteriormente, uma das atividades mais populares e eficazes para se atingir performance muscular e ganho de massa magra é a musculação. No entanto, ao iniciar um programa de treinamento de musculação, é importante ter em vista alguns aspectos importantes do mesmo, como a fase de adaptação neural. Essa fase ocorre durante as fases iniciais do treinamento de força. Quando um indivíduo começa a treinar, a adaptação que experimentará será a neurológica. Em relação a hipertrofia, ela aumenta gradualmente após as adaptações neurais (MAIOR; ALVES, 2003). Sendo assim, é natural que não se note um imediato ganho de massa muscular nas primeiras semanas de treino.


Quanto ao processo de hipertrofia muscular, o qual consiste no aumento da área de secção transversa do músculo, com aumento do volume muscular, deve-se ressaltar que o mesmo está relacionado a treinos de alta intensidade e microlesão no músculo, e em um esforço de adaptação a novos patamares de exigência (FETT; FETT, 2003). Tal afirmação infere que o treinamento de força gera hipertrofia ao ser submetido a uma progressão de carga, uma vez que as adaptações induzidas pelo treinamento fazem com que indivíduos mais condicionados e hipertrofiados, proporcionalmente respondam menos a mesma carga de treinamento (FETT; FETT, 2003), sendo necessário aumento dos estímulos de intensidade e volume, a medida que os níveis de condicionamento e treinamento aumentem, assim como a realização de repetições máximas, que levem a falha concêntrica, a qual provocará lesões miofibrilares, ativar vias hipertróficas, bem como ativar hormônios, como a testosterona, que irá induzir a síntese de proteínas importantes para o crescimento muscular como o IGF-1.


(Fonte: Thiago Alves é educador físico e atua como Personal Trainer - Por: educacaofisica.com.br)

Please reload

Em destaque

A importância da avaliação postural

10 Feb 2017

1/3
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Publicações
Please reload

Siga a Personale
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square