top of page
  • É a Personale de mãos dadas com a saúde

Acompanhamento profissional é essencial para o desempenho nos treinamentos

Os corredores vivem no mundo real e têm que lidar com problemas e contratempos que acontecem no dia a dia e que, inevitavelmente, afetam a sua performance. Se o praticante da atividade não é um profissional da área, talvez não conheça os princípios básicos que regem aos treinamentos esportivos, e isso, mais cedo ou mais tarde, pode atrasar os seus objetivos. Em outras palavras, talvez ele não tenha conhecimento suficiente para montar o seu próprio treino, principalmente se ele for um iniciante.


E esse conhecimento profissional pode ser o que faltava para o atleta alcançar com segurança as suas metas (e até criar novos desafios). E o treinador, além de preparar o seu treino analisando as variáveis da vida do atleta, produzindo progressões e adaptações para que ele melhore aos poucos, é, de certa forma, responsável pela inspiração e pelo suporte emocional que muitos corredores precisam – além de poder prover uma análise objetiva do que está acontecendo com ele, como por exemplo, detectar que o atleta está treinando demais, que o seu treino está muito curto, ou que é melhor ele treinar três vezes por semana ao invés de cinco (ou vice-versa).

A capacidade de tratar cada corredor como uma pessoa única e descobrir qual a melhor forma de treiná-la, talvez seja uma das mais importantes características de um bom treinador. E, para quem treina, o desafio continua a ser encontrar um técnico capacitado e com quem consiga se relacionar bem – e que esteja disponível para escuta-lo.

Alcançar objetivos requer confiança mútua e muita troca de informações, pois são essas trocas que fazem o treino avançar, estabilizar ou até regredir. Assim ele se previne para não passar do ponto e aumenta as suas chances de extrair o máximo de si. É interessante o atleta se dar essa chance, experimentar e confiar que o seu treino está nas mãos de alguém e preocupe-se em seguir as propostas e cumprir os objetivos.

Matéria publicada pelo site Eu Atleta - Por: educacaofisica.com.br

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page