As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.

Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

É a Personale, de mãos dadas com a saúde física, informando você! 

© 2015 | Personale Premium Fitness - Um novo conceito em academia.

O que motiva as pessoas a frequentar uma academia?

 

Muito se discute quanto aos novos hábitos de saúde das pessoas. Para alguns, vivemos a era dos “saudáveis”, quando as pessoas passaram a entender o contexto de alimentação e sedentarismo ao qual estão inseridas, e com a disponibilidade da informação, passaram a viver uma vida mais consciente e ativa.

 

Com essa movimentação, não são poucas as alternativas que surgem como possíveis ferramentas para auxiliar em todo esse processo. As academias, obviamente, ainda estão no topo da lista, assim como estúdios de Pilates, os espaços de Crossfit, de treinamento funcional, e afins. Dessa forma, o mercado pulsa com diversas opções que buscam envolver o consumidor e proporcionar diferentes tipos de experiência quando o assunto é treino.

 

Mas a pergunta que ainda não quer calar consiste em: o que motiva uma pessoa a frequentar uma academia?
Pensando em encontrar respostas que possam ajudar nessa solução, dois pesquisadores, do Brasil e do Canadá fizeram um estudo e encontraram alguns caminhos que podem ajudar os empreendedores da saúde. Veja abaixo e acesse a pesquisa na íntegra.

 

Resumo da Pesquisa
Motivação é entendida dentro do contexto da teoria da Autodeterminação. Esta sugere que uma pessoa pode ser motivada em diferentes níveis. O estudo procurou verificar a existência (ou não) de diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre os índices motivacionais de seis dimensões (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), controlando-se as seguintes variáveis: sexo e grupo de idades.

 

O IMPRAF-126 (Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física) foi respondido por 300 praticantes de ginástica em academias de Porto Alegre/RS, de ambos os sexos e com idades variando entre 18 e 65 anos. As diferenças foram interpretadas conforme a teoria da autodeterminação e do desenvolvimento vital humano.


Um dos importantes resultados encontrados indica que a dimensão Saúde é a que mais motiva os praticantes de ginástica em academias, quando controladas as variáveis Sexo e Grupo de Idades. Novos estudos devem ser conduzidos a fim de verificar possíveis diferenças no perfil motivacional quando controladas outras variáveis.

 

Por: educacaofisica.com.br

Please reload

Em destaque

A importância da avaliação postural

10 Feb 2017

1/3
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Publicações
Please reload

Siga a Personale
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square