• Marcos Stuani

OSTEOPOROSE: Doença, tratamento e prevenção!


Você provavelmente conhece alguém que sofre de uma doença comum e muito falada nos últimos anos, a tão temida Osteoporose. E não é para menos, principalmente se levarmos em conta os dados da Federação Internacional de Osteoporose (OIF), que mostram que cerca de 8,9 milhões de fraturas ocorrem por ano no mundo em decorrência da doença.


Além disso, os dados mostram que cerca de 200 milhões de mulheres são afetadas por essa patologia ao redor do mundo. 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos no mundo sofrem da doença, enquanto 1 em cada 5 homens acima de 50 anos são acometidos.


Entre os principais fatores que aumentam as chances de desenvolvimento da Osteoporose são os maus hábitos alimentares, sedentarismo e baixa exposição à luz solar. Não por acaso, esses fatores estão entre os mais praticados por grande parte da população mundial, o que acarreta em um aumento cada vez maior dos números de casos da doença.


A nutrição correta do organismo através da alimentação se faz muito importante para que possamos dar ao corpo doses satisfatórias de cálcio. Lembrando que, os níveis de cálcio devem estar regulados para cada organismo, sendo assim, doses excessivas do mineral também serão consideradas prejudiciais ao funcionamento do organismo.


Outro fator importante está relacionado aos níveis de Vitamina D presentes em nosso corpo. Esse tipo de vitamina é produzida pelo nosso corpo, porém necessita da luz solar para que sua produção seja estimulada. Ela também pode ser encontrada em alguns alimentos como a carne de peixe e o óleo de peixe.


Por ultimo e tão importante quanto os itens anteriores está o exercício físico. Este atua estimulando através de cargas mecânicas o osso a entender a necessidade de reter o cálcio nos ossos para que ele suporte os impactos recebidos no dia a dia.


É importante ressaltar que a prescrição e o acompanhamento dos exercícios físicos é fundamental para que o treinamento se torne seguro e efetivo no combate a Osteoporose.


Todos os cuidados que devemos tomar servem tanto como forma de tratamento da doença, como forma de prevenção, sendo importante para qualquer pessoa, independente de sua faixa etária, raça ou gênero.


É a Personale trazendo saúde, bem estar e informação à população!

Em destaque
Postagens recentes
Publicações
Siga a Personale
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square