top of page
  • Marcos Stuani

COMO A MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA PODE TE AJUDAR A EMAGRECER?


Imagino que você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Pra emagrecer de forma saudável, é necessário cuidar da alimentação e praticar exercício físico!”. Essa frase vem ganhando cada vez mais importância conforme nossa população vai enfrentando um problema cada vez mais grave: o aumento nos índices de sobrepeso e obesidade.


Mas você já se perguntou como o exercício físico atua nesse processo? Obviamente que essa resposta não é algo simples, porém vou tentar simplificar para que fique menos complexo de entendermos a importância da Musculação Terapêutica no emagrecimento.


Como sabemos, a ideia de que a quantidade de calorias queimadas no treino eram o que faziam com que as pessoas emagrecessem já caiu por terra. “Ora, se não vou para academia queimar calorias, para que vou então?”. De forma simplificada, o treinamento para emagrecimento visa aumentar a ativação das vias produtoras de energia. Isso é feito na musculação terapêutica através da manipulação da intensidade, volume, velocidade de execução, dentre outras variáveis controladas pelo profissional de Educação Física.


Como citado no inicio do texto, nós gastamos poucas calorias para realizar um treinamento de Musculação, por exemplo, porém o grande detalhe não está na realização do exercício em si, mas sim na recuperação das micro lesões causadas pelo treinamento resistido da Musculação Terapêutica. Nosso corpo utiliza uma grande quantidade de energia para conseguir recuperar nossa musculatura e aumentar nossa massa muscular, e esse processo pode durar horas ou até mesmo, dias.


Para que possamos regenerar os tecidos lesionados, de forma pensada, programada e controlada, necessitamos de nutrientes que são

oriundos de nossa alimentação, e também dos estoques de energia depositados em no nosso organismo, como por exemplo, a gordura. Você deve estar se perguntando “Mas então eu vou para academia estimular meu corpo para que quando eu esteja fora da academia eu queime os estoques de gordura?”. De forma bem resumida e simplificada, SIM. Obviamente que existem outros objetivos para quem prescreve o treinamento, mas um dos principais intuitos da Musculação Terapêutica para o auxílio ao emagrecimento é o citado acima.


Tendo em vista que o processo de emagrecimento não depende exclusivamente do treinamento, alguns pilares são fundamentais para que o reparo dos tecidos ocorra e todo aquele treino faça o efeito desejado. Dentre esses pilares se encontra a alimentação, que precisa conter nutrientes suficientes e de qualidade para que a recuperação muscular ocorra, sem contar na questão da reeducação alimentar necessária para que o aluno consiga ver o alimento com fonte de nutrientes e não fonte de prazer. Podemos citar ainda como fatores importantes que interferem negativamente o estresse e os fatores emocionais, como crises de ansiedade, depressão, traumas e comportamentos viciosos que causam dependência.


Aqui na Personale, utilizamos a Musculação Terapêutica como forma de estimular o organismo do aluno a gerar todos os processos citados acima, levando sempre em conta fatores individuais como possíveis patologias, doenças, exigências referentes a rotina de trabalho, entre outras.


Esse tema é muito amplo e envolve uma série de debates, mas espero que tenha conseguido elucidar um pouco melhor porque é tão importante que você busque profissionais que saibam manipular esses estímulos e orientar você nesse processo.


É a Personale de braços abertos para ajudar você a melhorar a sua saúde!

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page