SE CONCENTRAR DURANTE O TREINO FAZ DIFERENÇA?
- Marcos Stuani
- 1 de ago. de 2022
- 1 min de leitura

Por um acaso você é aquele aluno que adora fazer o exercício e assistir o filme que está passando na televisão da academia? Se não é, certamente já se deparou com algum praticante que faz isso! Afinal, isso muda o resultado final?
Para avaliar isso, foi feito a marcação dos sinais elétricos no mesmo músculo do mesmo individuo com a única diferença que em um momento esse individuo colocava seu foco de concentração especificamente na barra e no outro momento seu foco era voltado para o músculo estava sendo exigido especificamente. O exercício utilizado foi a flexão de cotovelo com a barra.
Os resultados mostraram um nível de ativação do músculo bíceps braquial (foco na barra) de, em média, 173 microvolts. Já para o mesmo exercício, mesma execução, situações iguais, alterando apenas o foco para o músculo principal do movimento, no caso bíceps braquial, a ativação foi de, em média, 412 microvolts. Ou seja, tivemos uma exigência de contração do mesmo músculo aumentada em 238%. Impressionante, não é mesmo?
Vale ressaltar que nos dois casos a musculatura foi exigida, porém a intensidade de exigência é muito diferente. Isso certamente nos mostra que, SIM, existe uma grande diferença entre realizar o exercício colocando concentração na musculatura que queremos melhorar.
Aposto que a partir de agora você vai esperar o fim da execução do movimento pra assistir aquele filme interessante da tv. Se você conhece alguém que faz isso, manda pra essa pessoa.
É a Personale de mãos dadas com a ciência para te ajudar a ter mais resultados!






























Comentários