top of page
  • Marcos Stuani

Você sabia que as emoções podem interferir na postura e nas dores?



O fator emocional é algo que cada vez tem recebido mais atenção em tempos onde somos “bombardeados” de situações onde temos que manter o equilíbrio emocional sob pressão.


Trabalhos cada vez mais estressantes, exigência e prazos para cumprir são fatores que fazem parte da rotina de grande parte das pessoas no mundo. Mas você já parou para pensar que suas dores podem ter forte relação com o estado emocional que você se encontra neste momento?


Brevemente explicando, quando estamos emocionalmente abalados por qualquer tipo de ocorrência que possa alterar negativamente nosso humor, temos receptores presentes nas fáscias, que por sua vez se trata de um tecido conjuntivo que recobre os músculos, ossos, vasos sanguíneos e nervos.


Esses receptores da fáscia possuem troca de informação direta com o sistema responsável pelas nossas emoções (Sistema Límbico), tanto enviando informações, quanto recebendo. Isso faz com que, em momentos de alteração emocional negativa, os interoceptores estimulem o cérebro para aumentar o tônus fáscial e muscular.


Quando isso ocorre de forma crônica, como em casos de pessoas depressivas ou estressadas, o organismo fica mais suscetível, trabalhando sempre com tensão excessiva, e automaticamente aumentando as chances de desenvolver algum tipo de alteração postural ou nos músculos e demais estruturas.


Fica claro que a saúde emocional e física estão totalmente ligadas, de forma fisiológica, e isso mostra o quão importante é cuidarmos de ambas. Nunca a conexão corpo e mente foi tão abordada como atualmente!


É a Personale de mãos dadas com o conhecimento para entregar saúde e qualidade de vida para você!

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page