top of page

Idosos podem treinar em alta intensidade?

  • Foto do escritor: Marcos Stuani
    Marcos Stuani
  • 15 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Que a prática de exercício físico é um “santo remédio” para todos, mas principalmente para os idosos, isso já sabemos. Seus benefícios vão muito além de disposição e manutenção do funcionamento do corpo. Cada vez mais estão sendo revelados artigos científicos que comprovam que o exercício físico é uma ferramenta importantíssima no tratamento e prevenção de diversas doenças.


Aqui na Personale, trabalhamos com diversos alunos da terceira idade. Alunos com as mais variadas especificidades, podendo citar, osteoporose, diabetes, hipertensão, dores articulares, dores musculares, enfim. Diversos casos onde o treinamento atuou de forma consistente melhorando os sintomas.


Como sabemos, a intensidade do treinamento é um fator fundamental para que possamos atingir os benefícios fantásticos que a Musculação e o treinamento aeróbio podem proporcionar. Mas você deve estar se perguntando agora: “Como um idoso vai fazer treino de musculação ou aeróbio em alta intensidade?”.


Para conseguir entender isso, devemos lembrar que cada tem um nível de condicionamento muscular, de condicionamento cardiorrespiratório, de força, enfim. O treinamento efetivo é aquele que é de alta intensidade para aquele aluno específico. Por exemplo, para um sedentário, uma caminhada de 10 minutos pode ser algo extremamente intenso, ao ponto que, para um praticante de exercício físico regular, isso seria algo leve.


McLeod et al. (2022) fizeram uma meta análise para avaliar os efeitos da combinação de HIIT e musculação na saúde cardiometabólica de idosos com 2 ou mais fatores de risco. Os treinos eram realizados 2-3 vezes na semana, com duração média de 50min. As analises mostraram que fazer HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), Musculação ou combinar ambos produzia reduções clinicamente relevantes na pressão arterial e LDL, além de melhora na aptidão física. Apesar de exercício ser sempre bom, a combinação de HIIT e musculação foi a que deu melhores resultados na redução dos triglicerídeos e glicemia.


Ou seja, treinamento intenso é muito importante para resultados satisfatórios para todas as idades, inclusive para idosos. Com esse resultado podemos chegar a conclusão de que temos duas ferramentas muito eficientes que, se manipuladas da forma correta, podem ajudar a salvar e vidas e entregar uma qualidade de vida cada vez maior.


Para isso, vale ressaltar a importância de que sejam respeitadas todas as restrições e especificidades de cada um, para que seja feito com segurança. O acompanhamento de um profissional de Educação Física capacitado e de sua confiança é fundamental para que tenhamos resultado e segurança no processo.


É a Personale ao seu lado, na busca de uma vida melhor!


 
 
 

Comentários


Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 | Personale Premium Fitness - Um novo conceito em academia.

bottom of page