top of page
  • Marcos Stuani

Musculação para ganho de Massa Muscular: Estética ou Saúde?


Você já se perguntou pra que você precisa ganhar massa muscular? Sabemos que existem praticantes de musculação que treinam visando o ganhar mais músculos por estética, e sabemos que existem também aqueles que buscam ganhar mais massa muscular para melhorar sua saúde.

Para conseguirmos entender e criar uma resposta juntos, é importante que você saiba que temos três tipos de músculos em nosso corpo. Temos o tecido muscular liso, o Tecido muscular estriado cardíaco e o Tecido muscular estriado esquelético. Vamos nos deter mais especificamente neste ultimo tipo de tecido muscular.

O tecido muscular esquelético tem como principais funções permitir, através da sua capacidade de contrair/relaxar, com que realizemos movimentos dos mais variados tipos, desde caminhar até costurar, além de dar sustentação para nossos ossos e articulações. Este tecido tem uma característica que vale ser ressaltada, que é a sua capacidade de produzir energia através de até três fontes de nutrientes.


Basicamente as fibras Tipo 1 tem como característica principal o fato de ter uma contração muscular mais lenta e que perdura por mais tempo, e isso se deve muito a forma com que ela produz energia, utilizadas em exercícios mais duradouros, chamados “aeróbios”. Já as fibras Tipo 2A são de característica para contração rápida, permitindo com que possamos realizar atividades que exijam mais força e potência. E existe ainda as fibras Tipo 2B, que estão no meio termo entre as duas, realizando contrações mais rápidas que as fibras lentas (Tipo 1) e mais duradouras que as fibras rápidas (Tipo 2B).


Para que possamos ter uma boa qualidade de vida, é fundamental que tenhamos músculos treinados para sustentar nossos ossos e articulações das exigências e forças externas que sofremos durante toda a vida. Já é comprovado que baixa quantidade de massa muscular está diretamente envolvida com problemas de desgastes articulares, que são naturais no decorrer da vida, porém poderiam ser minimizados com treinamento que permitisse maior suporte por conta da musculatura.


Sabemos também que o tecido muscular é responsável pela maior parte de energia produzida pelo nosso organismo, sendo feita dentro das mitocôndrias, que por sua vez estão presentes em maiores quantidades no tecido muscular esquelético. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular tem uma capacidade maior de produzir energia durante períodos de infecções, gripes e resfriados, pois possuem mais mitocôndrias capazes de dar suporte para a necessidade energética no combate aos micro organismos invasores.


Esse é um dos fatores que faz com que pessoas sedentárias sofram tanto com doenças infecciosas, viroses e tenham seus quadros evoluindo para casos mais graves. Agora pense nos idosos que por si só, já tem uma dificuldade maior de manutenção de massa muscular durante o passar do tempo pelo processo natural de desgaste dos sistemas do corpo, acrescente a isso, o sedentarismo de uma vida inteira. Qual o resultado dessa conta? Idosos cada vez mais frágeis e suscetíveis a doenças mais graves.


Tendo em vista a importância que os músculos tem na nossa saúde, se faz fundamental a pratica de exercício físico acompanhado para ganho de massa muscular para todos os perfis de alunos, desde sedentários, em sobrepeso, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, idosos e pessoas saudáveis.


Voltando à pergunta tema desse texto, devemos buscar massa muscular por saúde ou por estética? Na Personale costumamos dizer que quando cuidamos da nossa saúde, recebemos de prémio do nosso corpo uma estética melhor. E como você vê esse tema? Conte para nós a sua opinião, seu ponto de vista é muito importante!


É a Personale de mãos dadas com o conhecimento para cuidar melhor da sua saúde!

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page