Os malefícios do Sedentarismo!
- Marcos Stuani
- 10 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Que o tecido muscular é um dos principais tecidos do corpo, e que é importantíssimo tanto para sustentação das estruturas, quanto para regulação e melhora do funcionamento do organismo, todos já sabemos. Mas você já se perguntou como, exatamente o sedentarismo interfere no funcionamento do seu Sistema Muscular? Sabe quais os reflexos negativos do estilo de vida sedentário? O que você ganha ao adotar a pratica de exercício físico regularmente.
Primeiramente, é importante que entendemos o que é o sedentarismo, e quais atitudes levam um individuo a ser considerado sedentário. Segundo definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) o sedentarismo é configurado quando o indivíduo não pratica atividade física regularmente. Somente a título de curiosidade, 47% da população brasileira se enquadra nas definições de sedentarismo indicadas pela OMS.
Acredito que a grande dúvida que esteja passando pela sua cabeça é: por que não fazer atividade física é prejudicial para minha saúde? E porque meu músculo sofre com essa inatividade? Os prejuízos podem ocorrer tanto no tecido muscular propriamente dito, tanto em ossos e articulações, e até no nosso Sistema Nervoso.
Existem estímulos ao organismo que promovem uma diminuição das vias de produção de energia da célula e/ou por aumento das vias de degradação de proteínas. A Atrofia Muscular é o nome dado a resposta do corpo a esses estímulos. Para ficar mais claro, atrofia muscular é uma resposta do organismo à falta de estimulo para a utilização de massa muscular, e um exemplo disso, é o sedentarismo. Podemos citar também o envelhecimento, que se configura como um estímulo fisiológico que implica na redução de massa muscular com o passar dos anos.
Quando esse processo ocorre, nosso tecido muscular fica mais frágil, pois suas células contráteis perdem capacidade de produzir força. E as consequências diretas desse enfraquecimento são lesões e/ou desgastes articulares, má circulação sanguínea, dificuldade na realização de tarefas do dia a dia, dores musculares, alterações posturais, osteoporose/osteopenia, entre outras.
Agora que já sabemos as consequências que um estilo de vida sedentário traz, fica muito mais fácil de entendermos a importância da prática de exercício físico orientado. Essa é a melhor forma de eliminarmos de vez o sedentarismo de nossas vidas, garantindo a famosa “Qualidade de vida”.
Através da Musculação Terapêutica, por exemplo, conseguimos melhorar o Sistema Muscular, de forma que, haja um aumento na capacidade de produção de força por parte dos músculos, além de permitir com que eles ofereçam maior suporte para as articulações. Esse suporte faz com que se reduzam as chances de desenvolvermos desgastes prematuros nas articulações ou que desenvolvemos lesões por fraqueza muscular.
Ocorrem também melhoras consideráveis relacionadas à distribuição de sangue para os tecidos do corpo, o que permite com que os nutrientes básicos para que nosso organismo atue de forma satisfatória ocorram. Devemos citar também a melhora na captação e distribuição de oxigênio para o corpo.
A melhor parte de todas é que vencer o sedentarismo é uma tarefa simples, principalmente quando envolve profissionais capacitados para promover os estímulos necessários e adequados, sem que hajam efeitos colaterais, uma vez que o exercício físico também necessita de prudência e conhecimento para ser administrado.
Gostou do texto? Então deixe seu comentário sobre o que achou e principalmente o que você entendeu sobre o assunto. Será uma honra receber seu entendimento.
É a Personale de mãos dadas com o conhecimento para cuidar de você!
Comentários