top of page
  • Marcos Stuani

Porque meu treino fica sempre mais difícil?



Se tem uma pergunta que é feita quase que diariamente pelos alunos aqui na Personale é: “Porque quando eu estou me acostumando com o treino você dificulta?”. Se você nunca perguntou para seu professor, tenho certeza que já deve ter se questionado em relação a isso.


Mas e aí, será que isso realmente acontece? Será que o treino sempre fica mais difícil mesmo? A resposta é SIM. Mas calma, antes que você ache que é algo pessoal, que seu professor não gosta de você ou porque ele quer te ver sofrer, deixa eu te explicar o motivo das alterações constantes no seu treinamento.


Nosso organismo é um sistema extremamente inteligente e projetado para realizar tarefas gastando o mínimo de energia possível. Além disso, por questão de sobrevivência, tivemos que desenvolver nossa capacidade de se adaptar as situações adversas, para nos manter vivos durante toda nossa história, desde o tempo das cavernas, até os dias atuais.


Quando começamos o treinamento, nosso corpo não está preparado para aquele estímulo, logo, gastamos mais energia e assim cansamos mais, precisamos de períodos maiores de descanso, porque nosso mecanismo de recuperação muscular não aprendeu a lidar com aquelas micro lesões, enfim, todos os nossos sistemas “sofrem” mais para se recuperar.


Quando isso ocorre, instintivamente, nosso corpo entende que ele precisa criar uma forma de sofrer menos quando receber esse estimulo novamente. Assim, são criadas alterações fisiológicas que, com o passar das sessões, vão permitir com que o organismo não tenha tanto desgaste com aquela tarefa e gaste menos energia que comparado com as primeiras sessões.


Todas essas alterações permitiram com que você tivesse uma evolução em relação ao funcionamento do seu corpo comparado ao período antes de iniciar o treinamento. Agora que você entendeu o que aconteceu com seu corpo no período inicial daquele treino, vamos para a parte que realmente responderá a sua dúvida.


Essas pequenas alterações no treino, que podem ser aumento de carga, diminuição de tempo de intervalo entre séries, aumento de tempo que seu músculo fica contraído durante o exercício, aumento de repetições, entre outras variáveis que podem ser manipuladas, permitem com que se mantenha o organismo em busca de melhorias fisiológicas para se preservar e economizar energia. Sendo assim, você continuará tendo evoluções e melhoras nos sistemas do corpo, permitindo com que não comece a regredir.


Tendo conhecimento disso, fica notável a importância do profissional que orienta seu exercício, para que seu esforço não seja em vão e você consiga ter evolução continua. Gostou do texto? Então manda pro seu amigo ou familiar que “odeia” quando o professor dificulta o treino!


É a Personale ajudando você no caminho por uma vida mais saudável!

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page