top of page

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO TERAPEUTICA PARA A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE?

  • Foto do escritor: Marcos Stuani
    Marcos Stuani
  • 3 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida média da população brasileira em 2003 era de 71,3 anos. Já na ultima pesquisa divulgada em seu site, no ano de 2019, essa expectativa de vida subiu para os 76,6 anos. Isso nos mostra que cada vez estamos vivendo mais, porém, cabe uma reflexão importante. Qual a nossa qualidade de vida na terceira idade? O que podemos fazer para ter uma velhice proveitosa e independente?


Nosso corpo sofre um processo de redução na capacidade de atuação dos sistemas durante a vida. Isso ocorre por diversos motivos, alguns naturais, outros acentuados por disfunções sistêmicas.


Como processos naturais, podemos citar, por exemplo a queda na capacidade das células em se reproduzirem com qualidade. Podemos citar também a perda de células funcionais como neurônios, fibras musculares, etc.


Além disso, é importante lembrar que alterações posturais, lesões musculares e articulares provenientes de maus hábitos de vida, como estresse excessivo e prolongado, alimentação pró-inflamatória, sedentarismo, atividades repetitivas no trabalho ou como formas de lazer, entre outras, podem causar desgastes e disfunções acentuadas e muito antes no normal.


Com base nisso, é fundamental que nosso corpo esteja preparado para lidar com essa alta interferência externa e o desgaste provocado pelo tempo de vida. Para isso, temos uma ferramenta capaz de atuar na melhora do funcionamento muscular, que como já sabemos, é importante para redução dos desgastes articulares, melhora na capacidade funcional do corpo e também melhora na produção de energia através das mitocôndrias presentes no tecido muscular.


A Musculação Terapêutica atua de forma segura, promovendo aumento da quantidade das mitocôndrias presentes nos músculos, permitindo com que possamos produzir mais energia tanto para o treinamento, quanto para as atividades do dia a dia. Atua também no aumento de força muscular, permitindo com que tenhamos capacidade de manter as funcionalidades do corpo, além de reduzir os desgastes que aconteceriam por fraquezas musculares ou movimentos excessivos das articulações.


Ainda podemos citar a capacidade de prevenção de osteoporose, muito comum em idosos. É capaz de auxiliar também no tratamento e na cura da diabetes tipo II, reduzindo os níveis de glicose no sangue e melhorando a interação entre insulina e seus receptores. É parte fundamental do processo de emagrecimento e melhora dos processos de produção de energia através da transformação de gordura.


É importante falarmos também que a musculação terapêutica auxilia no tratamento de depressão e transtornos de ansiedade, que são cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Melhora também a autoestima dos praticantes, o que permite que tenham uma vida mais feliz em com mais qualidade.


A pergunta que fica é: Vai esperar quanto para começar a praticar Musculação Terapêutica de forma orientada e plantar uma velhice com prazer e felicidade?


É a Personale de portas abertas para ajudar você a cuidar da sua qualidade de vida!

 
 
 

Comentários


Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 | Personale Premium Fitness - Um novo conceito em academia.

bottom of page