top of page

Você sabe como aprendemos os movimentos?

  • Foto do escritor: Marcos Stuani
    Marcos Stuani
  • 17 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Um dos processos mais incríveis que ocorrem no desenvolvimento humano, certamente é o de aprendizagem e desenvolvimento motor. Esse processo consiste em aprender uma nova habilidade motora, como por exemplo, aprender a caminhar, escrever, saltar, falar, etc..

Para que consiga compreender esse processo, é importante que saiba que existem dois tipos principais de habilidades, sendo elas globais e finas. As habilidades globais são executadas principalmente pelos grandes grupos musculares, e estão ligadas aos movimentos de locomoção como caminhar, correr, saltar, engatinhar, rastejar, subir, descer.


Já as habilidades finas consistem em movimentos de manipulação, e são realizados principalmente pelos músculos menores, como por exemplo, a musculatura dos dedos da mão, que permitem com que eu digite este texto. Podemos citar outros exemplos de habilidades manipulativas, como escovar os dentes, escrever, cozinhar, entre outras varias.




Para que possamos aprender uma habilidade nova ou até mesmo melhorar uma que já conhecemos, nosso cérebro se utiliza do informações que chegam a ele e que são interpretadas. Essas informações servem como “norte” para que possamos iniciar o processo de aprendizagem.

Dentre as informações que chegam ao cérebro, podemos citar, o que estamos vendo (informações visuais), o que estamos ouvindo (informações auditivas), movimentos parecidos que já realizamos (informações memoriais), além de outras informações do ambiente, emoções (informações sentimentais), entre outras. Tudo isso é processado no córtex motor, e a partir dele, o movimento é criado em nosso cérebro e enviado através dos nervos motores, até os músculos, que por sua vez, contraem ou relaxam na intensidade e volume ditado pelo estimulo cerebral.


Temos ainda o fenômeno chamado de feedback comparativo, que basicamente interpreta em tempo real o movimento que está sendo realizado, concedendo informações adicionais para modular o movimento. Isso permite ainda mais bagagem para que o córtex motor possa estimular o músculo da forma mais eficaz.


Esse processo de aprendizado motor tem seu ápice do funcionamento na fase do crescimento, perdurando de forma intensa até cerca dos 25 anos. Obviamente, temos capacidade de aprender novas habilidades durante toda a vida, porém, com o passar do tempo, nossa capacidade de aprendizagem reduz.


É a Personale de mãos dadas com o conhecimento para entregar o melhor para VOCÊ!

 
 
 

Comentários


Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 | Personale Premium Fitness - Um novo conceito em academia.

bottom of page