top of page
  • É a Personale de mãos dadas com a saúde

Musculação e Emagrecimento

"Quero perder peso"! "Preciso emagrecer alguns quilinhos"! Se escuta isto todos os dias.

Cada vez mais aparecem dietas e modelos de treinamento oferecendo resultados milagrosos para obtenção do peso ideal. Pela maioria dos profissionais da área da saúde os exercícios aeróbicos são indicados para a perda de peso. No entanto a musculação também pode ser indicada como uma forma de exercício para o emagrecimento.

Para ficar com o corpo definido (o dito "sarado") é importante diminuir o percentual de gordura e também hipertrofiar os músculos.

Por que a musculação emagrece? Porque ela pode proporcionar um balanço energético negativo e aumenta o consume de gordura em repouso.


O que é um balanço energético negativo? Significa que o seu gasto energético diário é maior que a ingestão. Por exemplo: gastar 2000 kcal por dia com suas atividades cotidianas mais a atividade física e ingerir 1800 kcal, causando uma diferença de 200 kcal. Esta diferença causa uma diminuição da gordura corporal.

Como criar um balanço energético negativo? Uma forma é aumentar o gasto energético diário através do exercício. Uma sessão de treinamento na musculação de forma intensa, por exemplo, pode promover um gasto calórico de 400 a 500 kcal. Este é um valor interessante para perda de peso.


Aumento da Taxa Metabólica de Repouso (TMR) Com o treinamento de força, ocorre aumento da massa muscular e aumento da liberação de alguns hormônios que podem influenciar a TMR, proporcionando ao organismo maior quantidade de energia consumida em repouso.

Quem treina musculação queima gordura durante o treinamento? Durante o treinamento é utilizado a glicose com substrato principal. No entanto existe um aumento da oxidação das gorduras em repouso. Este efeito tem sido apresentado em estudos científicos mais recentes. Uma pessoa que treina regularmente com exercícios intensos, e a musculação se encaixa neste perfil, consome maior quantidade de gordura durante o repouso comparado as pessoas que realizam exercícios leves ou que não realizam nenhuma forma de exercício.

Quais a vantagens da musculação nos programas de perda de peso com dietas com grande restrição alimentar? A manutenção da Massa Magra. Durante um programa de emagrecimento promovido através de dieta com baixas calorias perde-se gordura corporal, mas também se perde massa muscular. A musculação nestes casos favorece a manutenção da massa muscular.


Autor: Artur Monteiro - Por: educacaofisica.com.br

Em destaque

Postagens recentes

Publicações

Siga a Personale

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page